sexta-feira, 8 de junho de 2012

Quinta-feira, 07 de junho de 2012.
Um feriado. Aproveitei para dormir até bem tarde, tendo-me colocado para fora da cama somente depois da uma da tarde. Logo ao levantar, recebo uma ligação de minha mãe a me dizer que o almoço está pronto e que eu lá acorresse o mais depressa possível, antes que a comida esfriasse. Almocei, tendo permanecido com meus pais durante um par de horas ao longo da tarde. Meu pai assistia calado a algum documentário em volume relativamente alto na TV; isso é algo que quase sempre me incomoda quando estou com eles. Tenho por princípio pessoal que quando se tem visitas em casa (ainda que de visitantes recorrentes como eu), permanecer absorto no sofá diante de uma televisão ligada não é das posturas mais adequadas. Não digo isso apenas por geralmente ser eu a "vítima" nesse tipo de situação; eu enxergaria a coisa da mesma forma caso recebesse alguém em meu pequeno apartamento e, por exemplo, me limitasse a cumprimentar ligeiramente a visita só para continuar frente ao monitor realizando qualquer tarefa (como redigir para este Blog), no computador.
Em todo caso, compreendo meu pai e não levo esse tipo de atitude de sua parte para o lado ruim. Ele está idoso (82 ou 83 anos, preciso dizer que nunca sei direito a idade dos meus pais), e precisa se distrair. Apesar de não ter se graduado numa universidade e nem mesmo concluído o ensino médio, trata-se de uma das pessoas mais cultas e sábias que eu conheço. Apesar de ele cultivar certos dogmas políticos e religiosos dos mais conservadores e antiprogressistas possíveis, converso praticamente qualquer assunto com ele quando se trata de cultura geral, geopolítica, história ou sociedade. Homem simples que passou a juventude no interior do Amazonas entre rios, matas, vilas de ribeirinhos, desconfortos e perigos próprios de quem nos anos 1950 ou 60 precisou ganhar a vida com extração de madeira ou demais recursos da floresta sem acesso ao ensino formal e outras benesses que naquela época só os moradores das chamadas "cidades" é que tinham acesso. Deviam ser três horas da tarde quando o relógio de parede badalou, após a tradicional musiquinha que sempre toca a cada circunvolução completa do ponteiro das horas. Foi um presente à minha mãe pelo dia das mães no mês passado, juntamente com uma caixinha de música em forma de violoncelo que toca O Lago dos Cisnes. 
Quase no fim da tarde voltei pra casa, sentindo-me ainda bem indisposto a fazer qualquer coisa "produtiva" por hoje, como estudos, faxina no apartamento, etc. Preferi sintonizar uma rádio de blues tradicional pela internet e cair na cama ao antigo som dos pianos, bandolins, contrabaixos e vozes nostálgicas dos blueseiros dos anos 1930, 40 ou 50. Sou realmente afeto a quase tudo o que é tradicional; muitas vezes me pego pensando se de fato não teria sido mais próprio que eu tivesse nascido em outra época - o que reconheço ser um tipo de reflexão absurda e sem qualquer fato que lhe dê base (a não ser que me deleito em certas coisas tradicionais. E quem garante se tivesse vivido noutros tempos, fosse eu realmente acalentar os mesmos gostos? Como eu disse, reflexão inútil esta; e continuaria sendo inútil ainda que eu tivesse o poder sobrenatural de viajar pelo tempo. Adormeci com a alma embalada pelos compassos do blues.
Dei uma olhada no celular quando despertei: já eram umas 7:30 da noite, e ocorreu-me o impulso de ir ao computador e assistir a algumas videoaulas de programação Java. Foi o que fiz no decorrer das duas horas que se seguiram. Às dez e pouco da noite voltei aos meus pais e jantei, sendo que minha mãe havia preparado um delicioso bolo que ela faz sem uso de leite e ovos. Tendo permanecido lá com eles até cerca das onze e meia, voltei pra casa e assisti via web ao filme Menina Má.Com. Uma trama interessante, suspense psicológico que prende o expectador do início ao fim, protagonizado pela excepcional atriz adolescente Ellen Page. O enredo trata do tema da pedofilia online, uma perversão que tem sido um mote corrente de indignação da sociedade nos últimos anos. Melhor dizendo, a pedofilia em geral tem sido alvo de uma justa execração na mídia de massa, seja ela perpetrada por padres da igreja católica ou por anônimos insanos que se valem da internet com a finalidade de tais abusos.
Finalizado o filme, pesquisei sobre hostels e albergues da juventude na Europa, especialmente em Londres, além de alimentação e preços de passagens de ida e volta. Numa estimativa por alto, creio que cerca de R$ 6.500 (ou 3.250 USD) são suficientes para passagens, hospedagem em albergues da juventude e alimentação no continente europeu pelo período de trinta dias, conforme planos que estou amadurecendo em conjunto com meu primo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário