quarta-feira, 6 de junho de 2012

Quarta-feira, dia 06 de junho de 2012.

Mudança no nome do Blog:
O que antes era se chamava Hoje em Gotas Esparsas (http://hojeemgotasesparsas.blogspot.com.br/), foi renomeado para Fanfarra para um Homem Comum. Apenas para informação, e em demonstração de respeito a quem estiver acompanhando as postagens diárias (se é que alguém as tem acompanhado - confesso-me blogueiro imaturo e ainda desconhecedor de ferramentas importantes). O novo nome do Blog é o mesmo da peça composta por Aaron Copland nos anos 1940 (Fanfare for the Common Man). A respeito da relação da obra de Copland com a nova titulação deste Blog, transcrevo um comentário retirado do Blog "A Partir Pedra" (http://a-partir-pedra.blogspot.com.br/2009/11/fanfarria-para-el-hombre-corriente.html):


"Mas o que me atrai primordialmente nesta peça musical é o seu nome: FANFARRA PARA O HOMEM COMUM. Não para o especialista, não para o melómano, não para o solista, não para o génio executante, não para o emblemático compositor. Simplesmente para o homem comum! Para mim, que isto escrevo, para si, que isto lê, para o analfabeto e para o culto, para o rico e para o pobre, para o novo e para o velho - para o homem comum, em todas as suas vertentes. Não para o que se destaca - para o que se mistura e confunde na imensa multidão da Humanidade!"


Já que não há nada de excepcional, fenomenal ou grandiloquente em meu Blog pessoal - que apenas retrata meus cotidianos de homem comum, creio que o novo título se adequa coerentemente a ele, assim como o tema musical magistralmente concebido pelo discreto e reservado Copland (muito provavelmente um "homem comum" de sua época).

















*          *          *          *          *          *          *          *          *           *          *          *          *         *



Levantei da cama às 7:00 da manha e, tendo em conta que peguei no sono por volta da uma da madrugada de hoje, somam-se seis horas de sono para esta noite. Um marcador que considero positivo, se comparado às curtas noites dormidas que vem ocorrendo cotidianamente conforme postagens anteriores. Levantei bem disposto e ativo para mais um dia de estudo, trabalho e academia.
Pus um punhado de roupas na máquina de lavar, pois lembrei que minha roupa do kung-fu precisa estar limpa para o treino de hoje à noite. Assisti a várias videoaulas do curso de programação em Java ministrado pelo Professor Neri Neitzke. Não consigo lembrar exatamente quanto tempo de estudo efetivo, mas calculo que não tenha sido menos de uma hora e meia. Aprontei-me às pressas e fui trabalhar enquanto a máquina continuava ligada na cozinha, prosseguindo no processo automático de lavagem e secagem.
Conversei bastante com a procuradora autárquica do INSS. Não mencionarei seu nome, mas é a mulher de cabelos cabelos castanhos longos, lisos, que dava aulas de história antes de ingressar na procuradoria. Falamos sobre trabalho, filmes, viagens e uma porção de outros assuntos importantes (pelo menos pra nós). Apesar nunca tê-la visto dessa forma, confesso que hoje me percebi bastante interessado nela, enxergando-a como uma mulher atraente e de uma fascinante presença. Não sei se existe algo do tipo "a mulher da sua vida", "a pessoa dos seus sonhos", etc, pois isso me remete a histórias irrealistas de conto de fadas ou relatos da carochinha. Mas, se esta vida ainda reservar algo especialmente parecido com isso para mim, a garota "dos sonhos" precisaria ter muita coisa em comum com a ex-professora de história com quem hoje conversei no trabalho.
A hora do almoço de hoje foi bem parecida com a de ontem: chuva insistente, e meu esquecimento do guarda-chuva lá no cartório. Após almoçar, sentei-me por uns minutos na catedral da Sé, conforme tem sido meu costume nesse período do dia no decorrer dos últimos anos. Cochilei um pouco, até que o timer do celular vibrou em meu bolso e me pus a caminho do trabalho. Chuva...
Tal qual fiz ontem, não indo ao curso de informática à noite, no decorrer do dia eu decidi por não ir ao treino de kung-fu. A Tania, minha colega que agora trabalha no cartório ao lado (há meses atrás estávamos no mesmo cartório), chamou-me para uma cerveja após o expediente. Assenti, aplacando a consciência em relação à academia ao considerar que poderei repor o treino de hoje na noite de sexta-feira. Tomamos apenas uma apressada cerveja, já que a Tania precisava ir a um karaokê sua amiga Elaine a estava esperando. Fiquei meio contrariado pela pressa da Tania: havendo-nos acertado de tomar nossa cerveja e conversar com tranquilidade, quando no decorrer do dia a Elaine a "convoca" para o tal karaokê, restando-nos não mais de meia hora no barzinho para colocarmos as conversas em dia? Acabei resolvendo acompanhá-la, de metrô, até onde o local onde sua amiga impaciente esperava. Cumprimentei Elaine e sua filha, encontrei um lugarzinho entre elas para me acomodar. Mal sentei à mesa, quando meu primo Afrânio ligou para combinarmos nossa viagem deste ano ao leste europeu. Conversamos por quase uma hora, acredito eu. Falamos sobre qual época do ano será mais propícia à empreitada, entre outros detalhes que ainda estão em fase de planejamento. Esta conversa com meu primo deixou-me realmente com o espírito entusiasmado. Uma coisa é certa, já decidimos: deste ano nossa viagem não passa.
Despedi-me do pessoal no karaokê e voltei caminhando para casa - um mero pedestre dentre os milhões a trafegarem pelas calçadas na noite da grande cidade.
Anonimamente, como um verdadeiro homem comum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário